Por que cães não podem comer cebola?

Imagem
  Fonte: arquivo da autora Muito s alimentos que consumimos no dia a dia são imensamente tóxicos para nosso amigos peludos. Um deles é a cebola.  A cebola contém uma substância denominada alicina (dialil-tiosulfinato) que é extremamente tóxica aos cães e gatos, podendo inclusive ocasionar um grave problema de saúde conhecido como anemia hemolítica, que é um quadro severo de anemia causado pela destruição maciça de glóbulos vermelhos. Isso ocorre pois os cães não possuem a capacidade de metabolizar esta substância que acaba se ligando a hemoglobina (responsável por carregar o oxigênio para diferentes partes do corpo e fica dentro dos  glóbulos vermelhos)   e causando alterações dentro da célula que fazem com que o  organismo do cão pense que ela é uma célula estranha e que deve ser destruída, causando um grave quadro de anemia. Então, o cão pode apresentar diferentes sintomas, como: fraqueza, falta de energia e apetite, apatia (o cão parece triste), diarreia, p...

Quais raças de cães soltam mais pelo?

Sofia
Fonte: a autora




Logicamente, problemas de pele e outras doenças sistêmicas podem ocasionar a perda de pelos, mas nem sempre essa queda está relacionada a algo patológico. Conhecer as raças que possuem maior tendência ajuda a se preparar caso queira adquirir uma animal com esta característica. E se você é tutor de algum animalzinho das raças citadas abaixo, saiba que eles possuem uma maior tendência a perda excessiva de pelo de forma natura, portanto, não precisa ficar preocupado se ele estiver soltando os pelos mas estiver saudável e se alimentando adequadamente.

Raças que possuem maior tendência a troca de pelos (ordem alfabética):

Akita

Chiuaua

Chow-chow

Dachshund

Dálmata

Golden

Husky Siberiano

Labrador

Pastor Alemão

Pequinês

Pinscher

Samoieda

Sheltie

Spitz 

É importante ainda destacar que algumas raças possuem padrão sazonal de troca de pelos, ou seja, em uma ou mais épocas do ano, a queda pelo pode ser bem mais acentuada. 

Esse por exemplo é o caso dos Berneses. Uma vez ao ano esses lindos companheiros fazem a troca de pelos e a queda é tão intensa que muitos proprietários se assustam e acabam procurando o Médico Veterinário com medo de ser algum problema de saúde. No entanto, é um fenômeno natural, sendo importante manter a escovação frequente (sugestão de inclusão da raça pelo leitor Luiz Melo). 

Comentários

  1. Vcs se esqueceram dos Berneses que soltam muitos pelos em determinada época do ano e é natural dessa raça. 🤔🐶🏃‍♂️🌻🇧🇷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É verdade. Neste procurei incluir os que tem um padrão mais contínuo de perda de pelos, mas a perda do Bernese é considerável e merece ser considerada sim. Vou incluir sua sugestão sim! Obrigada!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que cães não podem comer chocolate