Por que cães não podem comer cebola?

Imagem
  Fonte: arquivo da autora Muito s alimentos que consumimos no dia a dia são imensamente tóxicos para nosso amigos peludos. Um deles é a cebola.  A cebola contém uma substância denominada alicina (dialil-tiosulfinato) que é extremamente tóxica aos cães e gatos, podendo inclusive ocasionar um grave problema de saúde conhecido como anemia hemolítica, que é um quadro severo de anemia causado pela destruição maciça de glóbulos vermelhos. Isso ocorre pois os cães não possuem a capacidade de metabolizar esta substância que acaba se ligando a hemoglobina (responsável por carregar o oxigênio para diferentes partes do corpo e fica dentro dos  glóbulos vermelhos)   e causando alterações dentro da célula que fazem com que o  organismo do cão pense que ela é uma célula estranha e que deve ser destruída, causando um grave quadro de anemia. Então, o cão pode apresentar diferentes sintomas, como: fraqueza, falta de energia e apetite, apatia (o cão parece triste), diarreia, presença de sangue na uri

Quais raças de cães soltam mais pelo?

Sofia
Fonte: a autora




Logicamente, problemas de pele e outras doenças sistêmicas podem ocasionar a perda de pelos, mas nem sempre essa queda está relacionada a algo patológico. Conhecer as raças que possuem maior tendência ajuda a se preparar caso queira adquirir uma animal com esta característica. E se você é tutor de algum animalzinho das raças citadas abaixo, saiba que eles possuem uma maior tendência a perda excessiva de pelo de forma natura, portanto, não precisa ficar preocupado se ele estiver soltando os pelos mas estiver saudável e se alimentando adequadamente.

Raças que possuem maior tendência a troca de pelos (ordem alfabética):

Akita

Chiuaua

Chow-chow

Dachshund

Dálmata

Golden

Husky Siberiano

Labrador

Pastor Alemão

Pequinês

Pinscher

Samoieda

Sheltie

Spitz 

É importante ainda destacar que algumas raças possuem padrão sazonal de troca de pelos, ou seja, em uma ou mais épocas do ano, a queda pelo pode ser bem mais acentuada. 

Esse por exemplo é o caso dos Berneses. Uma vez ao ano esses lindos companheiros fazem a troca de pelos e a queda é tão intensa que muitos proprietários se assustam e acabam procurando o Médico Veterinário com medo de ser algum problema de saúde. No entanto, é um fenômeno natural, sendo importante manter a escovação frequente (sugestão de inclusão da raça pelo leitor Luiz Melo). 

Comentários

  1. Vcs se esqueceram dos Berneses que soltam muitos pelos em determinada época do ano e é natural dessa raça. 🤔🐶🏃‍♂️🌻🇧🇷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É verdade. Neste procurei incluir os que tem um padrão mais contínuo de perda de pelos, mas a perda do Bernese é considerável e merece ser considerada sim. Vou incluir sua sugestão sim! Obrigada!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porque os olhos do meu cão brilham no escuro?

Você sabia que alguns cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic?

Filhotes de cães também trocam os dentes?