Por que cães não podem comer cebola?

Imagem
  Fonte: arquivo da autora Muito s alimentos que consumimos no dia a dia são imensamente tóxicos para nosso amigos peludos. Um deles é a cebola.  A cebola contém uma substância denominada alicina (dialil-tiosulfinato) que é extremamente tóxica aos cães e gatos, podendo inclusive ocasionar um grave problema de saúde conhecido como anemia hemolítica, que é um quadro severo de anemia causado pela destruição maciça de glóbulos vermelhos. Isso ocorre pois os cães não possuem a capacidade de metabolizar esta substância que acaba se ligando a hemoglobina (responsável por carregar o oxigênio para diferentes partes do corpo e fica dentro dos  glóbulos vermelhos)   e causando alterações dentro da célula que fazem com que o  organismo do cão pense que ela é uma célula estranha e que deve ser destruída, causando um grave quadro de anemia. Então, o cão pode apresentar diferentes sintomas, como: fraqueza, falta de energia e apetite, apatia (o cão parece triste), diarreia, p...

Por que cães não podem comer chocolate

 

Foto de minha cadela Poodle branca, chamada Sofia. Photo of my white female Poodle, called Sofia.
Fonte: a autora


Chocolate é tudo de bom...para humanos.  Para os cães pode letais. Dentre as substâncias que podem ser tóxicas ao cão, o chocolate contém uma substância denominada de teobromina que enquanto nós humanos podemos ingerir sem maiores problemas, nossos amigos peludos não possuem capacidade de metabolizar, podendo esta substância se acumular até níveis extremamente tóxicos.

É importante destacar que por vezes, um cão pode ingerir um pequeno pedaço de chocolate e não passar mal, isso porque para causar sintomas de toxicidade, há uma dosagem mínima até que os sintomas sejam notado mas, cerca de 250 a 500mg/Kg pode ser letal ao animal.

 Mesmo havendo necessidade de ingestão de uma certa quantidade para que cause sintomas, um outro grande problema é que a teobromina pode permanecer até 6 dias no organismo do animal, ou seja, cada vez que ele ingerir uma outra pequena quantidade, esta se somará a anterior podendo levar o animal ao óbito.  

 Em caso de ingestão de doses tóxicas, os sintomas aparecem cerca de 6 a 12 horas após e o animal pode apresentar mais comumente: hiperatividade, respiração ofegante, taquicardia (batimentos cardíacos acelerados) ou arritimia, convulsão, tremores, febre, sintomas gastrointestinais (vômito, diarréia, hemorragia intestinal), coma e podendo evoluir para o óbito. Chocolates amargos possuem maior quantidade de teobromina sendo portanto mais perigosos.

Caso suspeite de intoxicação por chocolate, leve o cão imediatamente ao Médico Veterinário. Isso porque não há um antídoto para tratar esta intoxicação, e o Médico Veterinário irá avaliar cada sintoma (inclusive os cardíacos que não podemos perceber facilmente) e tratar cada um até que os sintomas desapareçam.

Portanto, nunca dê chocolate ao seu animal pois pode sair bem caro para ele e para você.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quais raças de cães soltam mais pelo?