Por que cães não podem comer cebola?

Imagem
  Fonte: arquivo da autora Muito s alimentos que consumimos no dia a dia são imensamente tóxicos para nosso amigos peludos. Um deles é a cebola.  A cebola contém uma substância denominada alicina (dialil-tiosulfinato) que é extremamente tóxica aos cães e gatos, podendo inclusive ocasionar um grave problema de saúde conhecido como anemia hemolítica, que é um quadro severo de anemia causado pela destruição maciça de glóbulos vermelhos. Isso ocorre pois os cães não possuem a capacidade de metabolizar esta substância que acaba se ligando a hemoglobina (responsável por carregar o oxigênio para diferentes partes do corpo e fica dentro dos  glóbulos vermelhos)   e causando alterações dentro da célula que fazem com que o  organismo do cão pense que ela é uma célula estranha e que deve ser destruída, causando um grave quadro de anemia. Então, o cão pode apresentar diferentes sintomas, como: fraqueza, falta de energia e apetite, apatia (o cão parece triste), diarreia, p...

Quem possui mais ossos: o cão ou o ser humano?


Foto de minha cadela Poodle branca, chamada Sofia. Photo of my white female Poodle, called Sofia.
Fonte: autoria de Kelly Cristina Demarque

O número de osso que um cão pode ter varia com a idade, sexo e raça. Animais mais jovens possuem mais ossos, que com a idade se fundem e, portanto, animais adultos possuem mais ossos que os demais. Mas, de uma forma genérica, um cão pode ter entre 319 e 321 ossos.

O número de ossos que um cachorro possui depende da sua idade, uma vez que, durante o crescimento, ocorre a fusão de alguns elementos ósseos, que aparecem separadamente no cão jovem.

Além disso, a quantidade também varia entre machos e fêmeas e de acordo com a raça – o motivo está relacionado ao tamanho do rabo.

Considerando tudo isso, é possível dizer que um cão adulto costuma ter entre 319 e 321 ossos. Ou seja, bem mais do que nós, humanos, que temos cerca de 206. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que cães não podem comer chocolate